sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Análise do Demo Multiplayer de Uncharted 2: Among Thieves (PS3)

O demo é maior do que se pode imaginar, mesmo pesando algo em torno de 1200 Mb ele apresenta uma quantidade enorme de conteúdo, sendo possível progredir pelos ranks e evoluir seu personagem (embora as opções não sejam muitas).
Basicamente, você tem as seguintes opções com relação ao seu perfil (as opções que têm conteúdo adicional para comprar estão marcadas com um *):
*Taunt: a provocação que seu personagem realiza quando você aperta X estando parado.
*Boost 1 e 2: lembram os Perks de Call of Duty. São abilidades especiais para seu personagem, como melhor precisão com a pistola, ou mais munição para a metralhadora.
*Hero/Villan Character: é a aparência de seu personagem quando você NÃO está jogando o modo Co-op. Há aparências diferentes para cada time (Heroes e Villains).
Co-op Difficulty: nada de mais, apenas a dificuldade de preferência para jogos cooperativos.
O jogo apresenta um sistema interessante de medalhas, onde certos atos seus são recompensados com dinheiro e uma medalha, que fica gravada com seu perfil. O dinheiro pode ser utilizado na compra de Taunts, Boosts, Skins e Co-op Weapon Upgrades (melhoras nas armas do modo Co-op), além de servir como a "experiência" desse jogo (você sobe de rank após atingir determinada quantia de dinheiro).
Mas chega de detalhes do sistema, vamos ao que interessa: a ação!
Os gráficos do jogo são impecáveis, a água reflete absolutamente tudo! Se houverem 7 pessoas andando pela água, ela vai refletir seus movimentos de forma exata! Ela também tem uma boa física (embora tal física seja padrão hoje em dia). Se você matar um inimigo, ou destruir um objeto e alguma parte cair na água, prepare-se para vê-la boiar! No quesito gráfico, o jogo só perde pela falta de realismo com relação ao sangue (o sangue aparece em poucas quantidades, o que não é problema, mas ele quando voa para o ar ele... some. Nada de poças de sangue também), mas isso não é grande coisa.
Agora, a diversão está mesmo na jogabilidade. Os controles são ótimos (a única parte que me incomoda, e muito, é quando você quer pegar munição e aperta triângulo, mas acaba trocando sua arma por outra que estava perto...). Além das mecânicas básicas que todo jogo de tiro em terceira pessoa necessita hoje (sistema de cobertura, aproximação de mira, rolar para os lados, etc) o jogo implementa algo extremamente original no gênero Online: Você pode fazer movimentos dignos de Lara Croft (assim como no primeiro jogo, só que online), como se pendurar em bordas, escalar paredes e pular por mlongas distâncias. Há um leve toque de Le Parkour quando você aperta X numa parede e o seu personagem dá três passos para cima e agarra em alguma beirada. A sensação de agarrar os inimigos pelos tornozelos e puxá-los para um abismo é indescritível, assim como a sensação de chutá-los para o mesmo abismo, o que me leva à próxima parte da jogabilidade: o Corpo-a-Corpo. Apertando quadrado o seu personagem dá um soco estranho no ar, mas é só você chegar perto de um inimigo e verá (e fará parte) de uma briga (de um a três golpes) emocionante. Nunca antes eu me senti tão afobado para apertar rapidamente o botão de golpe, antes que meu oponente reagisse ao meu primeiro ataque! Vale ressaltar que os golpes aplicados em personagens de I.A. são bem mais legais que os aplicados contra humanos, pois os primeiros contém diversas animações do tipo "meu Deus! Que massa!", como, por exemplo, passar por debaixo das pernas do oponente e, no meio do caminho, acertar um soco bem "naquele lugar", levantando o pobre coitado para o ar.
Sobre o modo Co-op, a única missão que há no demo é bem interessante, com direito a 2 sub-chefes com escopetas (e com armaduras que se destroem com o tempo - e os tiros) e um chefe no final, com um tamanho colossal (e uma armadura também) e uma minigun que atira mais rápido do que o Papa-Léguas correndo. É extremamente divertido "dar pézinho" para um de seus companheiros subir em um letreiro, para passar por diversas estruturas urbanas, como postes de luz, até ele alcançar um prédio abandonado e jogar uma estante dali, para vocês usarem como escada para subir em um ônibus. É divertido também você salvar seus amigos, sendo enforcados por inimigos sorrateiros.
Ainda há algumas estruturas (como coberturas, principalmente) destrutíveis, como caixas, etc. O que deixa o jogo bem mais dinâmico, com pedaços de madeira voando para todos os lados (uma vez eu vi um tanque do inimigo seguir por uma rua até alcançar uma construção e, simplesmente num estante, depedaçá-la).
Nada supera a sensação de subir ao segundo andar de uma casa pelo lado de fora, ou seja, escalando a parede até chegar numa abertura e se infiltrar ali.
Em suma, pelo menos o demo é sensacional, se o jogo for tão bom, ou melhor, quanto o demo, então será mais uma adição para minha lista de "jogos para comprar".
Fotos (clique para ver melhor):




Site oficial: http://www.unchartedthegame.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário