segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Perfect World

Esse jogo é um MMORPG (Massively Multiplayer Online Role Palying Game), ou seja, um RPG online.
É um RPG de ação que se passa na mitologia chinesa, no mundo de Pan Gu, um mundo gigantesco, pode-se dizer.
Logo de início você cria o seu personagem, em um modo de criação que realmente me surpreendeu! As opções são tantas que fazem aquela personalização de cabelos do Ragnarök parecer coisa de mil anos atrás. Você tem à sua disposição uma gama enorme de faces, cabelos, barbas, cores, etc. E ainda pode-se modificar certas estruturas da face, exatamente como no The Sims 2 e 3! De tal forma que (sem contar as roupas) é basicamente impossível de você ver duas pessoas iguais (eu nunca vi).
O jogo tem um sistema que pode parecer (e é) complicado para os iniciantes, que, de início, parece simples, mas vai complicando conforme você vai progredindo.
Começa simples: você tem a barra de HP (não deixe ela cair para zero, senão você morre, dã...), a barra de MP (que no começo não faz muita diferença, caso você não seja um mago/feiticeira/sacerdote) e a barra de Experiência (mostra a porcentagem de EXP que você tem, sendo que em 100% você sobe de nível). Simples, complete quests e você ganha mais EXP, dinheiro e... Alma?
Isso mesmo, agora começa a complicar um pouco (não muito, na verdade): Toda vez que você quiser aprender (ou melhorar) uma habilidade, você deve pagar alguns pontos de Alma (e um pouco de dinheiro, também). Nada de mais.
Conforme você for progredindo, vai perceber que você tem um atributo chamado Estima. Esse atributo define quais missões você pode fazer e habilidades você pode ter. Para aumentar sua Estima, você deve falar com um Taoísta quando você estiver no Nível adequado e ele lhe passará uma missão (geralmente difícil/complicada/demorada).
Nesse jogo existem 6 classes diferentes, distribuidas em 3 raças distintas. São elas:

Classe: Guerreiro
Raça: Humano
Atributos: Uma classe equilibrada. Pode usar quase qualquer arma no jogo. Não possui Ataque Mágico. MP relativamente baixo.

Classe: Mago
Raça: Humano
Atributos: O velho estereótipo de magos: baixa Defesa Física/Ataque Físico e alta Inteligência/Defesa Mágica (dos 5 elementos)/Ataque Mágico. Usa, principalmente, Cajados e Cetros.

Classe: Bárbaro
Raça: Selvagem
Atributos: Altíssimo HP/Ataque Físico/Defesa. Movimento lento, mas pode-se transformar em fera e se mover mais depressa. Usam, principalmente, Marretas e Machados. O típico Brutamontes.

Classe: Feiticeiro
Raça: Selvagem
Atributos: Têm baixa Defesa, mas são relativamente equilibrados no Ataque. Podem transformar monstros em seus "bichos de estimação", que podem batalhar por eles. POdem se transformar em raposas, o que lhes permite se mover rapidamente.

Classe: Arqueiro
Raça: Alado
Atributos: Consegue voar desde o começo do jogo. São relativamente fracos em seus atributos, e só possuem um ótimo Ataque à longa distância (só podem usar Arcos/Armas de Fogo). MP e HP bem equilibrados. Consome largas quantias de MP quando está voando, até o Nível 30.

Classe: Sacerdote
Raça: Alado
Atributos: Consegue voar desde o começo do jogo também, só que sem consumo de MP. É o "Buffer" (classe com mais "Buffs" - magias que melhoram os Status de outros jogadores) do jogo. A única classe que pode Reviver os outros. Não é muito bom em batalhas, mas ajuda muito em grupo, sendo uma parte indispensável nas maiores missões.

Vale ressaltar que, enquanto os Humanos são mais numerosos, os Selvagens podem se transformar em animais e os Alados podem voar desde o começo do jogo (as outras raças só aprendem à partir do Nível 30).
O sistema de amigos, grupos e clãs nesse jogo é muito bem-feito, simples até. Com alguns cliques você já está seguindo seu colega automaticamente, ouentão conversando em particular com alguém, ou mesmo negociando aquele item raro que você achou.
Os clãs têm uma hierarquia interessante, onde você tem o Marechal (Criador/Dono do clã), o Major, o Capitão e os meros Soldados (esse não aparece escrito nos nomes). OS clãs podem participar de torneios e de TWs, as guerras de territórios. Todo território/área que você entra pertence a algum clã e, de tempo em tempo, guerras ocorrem entre dois clãs para determinar quem terá a posse do território, com direito a vantagens como não pagar para teleportar e etc.
O jogo é muito bonito (isso é, se o seu computador aguentar pelo menos as configurações médias), com a água refletindo todo o cenário, a luz do Sol raiando pelas pradarias, a Lua brilhando e tendo seu brilho refletido na água. É tudo simplesmente muito bonito, de dar lágrimas nos olhos. As músicas são calmas e trazem uma sensação de bem-estar, mesmo quando você está massacrando monstros por aí.
Enfim, esse é apenas um resumo do resumo do que este jogo apresenta, para ver mais, é melhor você jogar por conta própria (AVISO: O jogo é gratuito, mas é pesado demais - perto de 3Gb - além de exigir um computador com placa de vídeo decente, o que a maioria tem, creio eu).
Site: http://games.levelupgames.uol.com.br/perfectworld/

Nenhum comentário:

Postar um comentário