sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Visual Novels

É um gênero pouco conhecido no Ocidente, mas que faz um extremo sucesso no Oriente.

Consiste mais em uma "estória interativa" do que um jogo em si.

Você costuma controlar um personagem de uma perspectiva em 1ª pessoa. Você vai "lendo" a estória e, em determinados momentos, interagindo com ela (seja fazendo uma escolha, como na maioria dos casos, ou mesmo vencendo ou perdendo uma luta, como no Melty Blood, por exemplo).

Dependendo do que você escolher (no caso das escolhas), o jogo pode prosseguir, ou pode-se alterar o rumo da estória.

O desafio fica na questão de você escolher a opção correta no momento correto, caso contrário você chega a um final prematuro (seja ele bom, médio ou ruim, como a morte de um ou mais personagens), que seria uma espécie de "game over".

A maioria desses jogos tem mais de um final, além de "rotas" diferentes (rumos completamente diferentes, ou mesmo opostos, que a história pode seguir) que dependem de suas escolhas e ações durante o jogo.

A maioria das Visual Novels (se não todas) são no estilo mangá e, como fazem sucesso tremendo só no Japão, são em japonês (alguns fãs se unem para traduzí-las para o inglês, como os membros do site http://mirrormoon.org/).

Aqui vai um exemplo de como é uma Visual Novel (feito especialmente para a Wikipédia):















Note que, neste exemplo, a língua NÃO é japonesa, pois esse exemplo é utilizado por várias Wikipédias (americana, japonesa, etc...).

Referência: http://en.wikipedia.org/wiki/Visual_novel (inglês, porque a versão em português é muito pequena e sem conteúdo)
Obs.: Essa imagem não foi feita por mim. Como eu não sei quem fez, não dá para botar os créditos.

Um comentário:

  1. Que bosta!!! Isso é jogo para meninas tolas e que não estão nem aí com o gráfico do jogo!

    ResponderExcluir